
Bistrô Comunicação
Inventário de Emissões
As emissões de gases de efeito estufa da Bistrô Comunicação foram inventariadas e compensadas através de uma parceria com a Planton.

O inventário de emissões de gases de efeito estufa de 2024 registrou um total de 8,893 toneladas de CO₂ equivalente, que foram compensadas por créditos de carbono.
Os limites considerados para o inventário foram:
– Limite organizacional: está contemplado neste inventário a estrutura organizacional da Bistrô Comunicação, localizada no bairro Rio Branco, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
– Limite operacional: foram inventariadas emissões de Escopos 2 e 3, abaixo se encontram os detalhes do que foi considerado para estas categorias.
Metodologia para apurar as emissões
O inventário de carbono adota a metodologia GHG Protocol.
Essa abordagem padronizada abrange três escopos de emissões: escopo 1 (emissões diretas), escopo 2 (emissões indiretas relacionadas à eletricidade) e escopo 3 (outras emissões indiretas, como transporte e destinação dos resíduos).
Ao utilizar o GHG Protocol, garantimos que o inventário de carbono esteja alinhado com as melhores práticas globais, promovendo a transparência e possibilitando a tomada de decisões informadas para reduzir nosso impacto ambiental e contribuir para a sustentabilidade.
Assim, as emissões da Bistrô Comunicações destacou as seguintes fontes de emissão prioritárias:
Escopo 1:
Não foram identificadas emissões de escopo 1.
Escopo 2:
Energia elétrica utilizada da rede pública.
Escopo 3:
Emissões dos resíduos gerados, deslocamento casa-trabalho dos funcionários, emissões de energia elétrica de home office e deslocamento com voos comerciais.
O inventário de emissões
Aqui você tem acesso ao inventário completo de emissões, realizado a partir dos dados levantados pela equipe da Bistrô Comunicação. Nesta página, você terá uma visão completa de onde ocorreram as emissões dos anos de 2023 e 2024.
Compensação das emissões através de créditos de carbono
Como funciona a compensação:
A cada tonelada de CO₂e emitida é compensada com um crédito de carbono.

Projeto de energia eólica
O projeto da geração de créditos de carbono para compensação das emissões utilizado foi o “Porto do Delta Wind Power Plant CDM (MDL)”, localizado no Delta do Parnaíba, Piauí – Brasil. Este projeto é registrado na UNFCCC, e gera energia renovável por meio de 49 turbinas eólicas.
O projeto impacta diretamente em 5 ODS e apoia projetos sociais e ambientais. O projeto social é o Janela para o Mundo, um instituto sem fins lucrativos que surgiu em 2017, focado em educação e geração de renda, oferecendo cursos e atividades em seus centros, como o do Piauí. O projeto ambiental é o Sementes do Delta, que promove reflorestamento, geração de renda e educação.

Certificado de neutralização
Através do Certificado de Neutralização, temos as informações e acesso aos documentos oficiais que garantem lastreiam a neutralização das emissões da Bistrô Comunicação.
Compensação das emissões em 2024


Compensação das emissões em 2023


Newsletter da Planton
Conteúdos e notícias sobre sustentabilidade no seu e-mail.