A Convenção UCB Biopharma
2024 é Carbono Neutro
Todas as emissões da Convenção UCB Biopharma realizada entre os dias 19 e 22 de fevereiro de 2024, realizado no Cyan Resort by Atlantica em Itupeva (SP) foram neutralizadas, através de uma parceria com a Planton. Assim, desde a energia utilizada até o deslocamento do público até o local do evento, as emissões foram medidas e compensadas com créditos de carbono de validade na comunidade internacional.
Metodologia para apurar as emissões
O inventário de carbono adota a metodologia GHG Protocol.
Essa abordagem padronizada abrange três escopos de emissões: escopo 1 (emissões diretas), escopo 2 (emissões indiretas relacionadas à eletricidade) e escopo 3 (outras emissões indiretas, como transporte dos participantes e destinação dos resíduos).
Assim, o evento destacou a seguintes fontes de emissão prioritárias:
-
Escopo 1
Emissões de uso do gerador de energia e gás para preparação das refeições.
-
Escopo 2
Não foram identificadas emissões de escopo 2, uma vez que a energia utilizada no evento foi proveniente de gerador de energia.
-
Escopo 3
Emissões através dos resíduos que não puderem ser aproveitados em reciclagem, o transporte de fornecedores e deslocamento last mile do público do evento (automóvel e avião).
Ao utilizar o GHG Protocol, garantimos que nosso inventário de carbono esteja alinhado com as melhores práticas globais, promovendo a transparência e possibilitando a tomada de decisões informadas para reduzir nosso impacto ambiental e contribuir para a sustentabilidade.
O inventário de emissões
Aqui você terá acesso ao inventário completo de emissões do evento, realizado a partir dos dados levantados pela equipe da UCB Biopharma. Nestas duas páginas, você terá uma visão completa de onde ocorreram as emissões e poderemos, juntos, avançar para uma eficiência cada vez maior em termos de emissão.
Compensação das emissões através de créditos de carbono
Todas as emissões apuradas no evento foram compensadas através de créditos de carbono de validade na comunidade internacional.
Troca de Combustível RIMA em Bocaiúva
O projeto reside no distrito industrial de Bocaiúva, no norte de Minas Gerais, região dedicada à metalurgia, mineração, agricultura e reflorestamento. O projeto substitui combustível fóssil por biomassa renovável em uma das fábricas da Rima Industrial.
O projeto consiste na mudança do óleo combustível fóssil, que possui um elevado fator de emissão de carbono e, portanto, um elevado potencial de aquecimento global, para uma biomassa renovável (carvão fino fino) na planta industrial. A Rima possui 5 plantações de eucalipto e pinus num raio de 250 km abrangendo 40 mil ha onde o carvão vegetal é produzido em fornos de pirólise projetados pela equipe técnica da Rima. Esses fornos são continuamente operados e aprimorados para aumentar a eficiência e o processo.
Na planta industrial, o carvão passa por peneiras para separar os finos do material com tamanho adequado para produzir silício metálico e ferroligas. Essa planta produz magnésio metálico e ligas, tanto em lingotes quanto em pó e peças automotivas. Essas plantas possuem fornos de redução que utilizam carvão vegetal como agente redutor. Mais de três quartos do carvão consumido nestas fábricas é produzido nas florestas geridas de forma sustentável da Rima.
Alguns benefícios diretos:
- Bem-estar social: O projeto cria benefícios sociais relacionados à melhoria das condições de trabalho;
- Bem estar econômico: O projeto aumenta as oportunidades de emprego locais através de mão de obra adicional e cria oportunidades de trabalho ao estimular a gestão sustentável das florestas existentes na região;
- Bem-estar Ambiental: O projeto contribui para a sustentabilidade ambiental local, pois diminui o uso de óleo combustível;
- Bem-estar tecnológico: O projeto contribui para o desenvolvimento de tecnologia e capacidade à medida que novos queimadores de fornos e especificações de controlo de processos estão a ser implementados para o novo combustível.;
Certificado de neutralização
Através do Certificado de Neutralização, temos as informações e acesso aos documentos oficiais que garantem lastreiam a neutralização das emissões do evento.